Transtorno obsessivo compulsivo

O Transtorno Obsessivo Compulsivo, conhecido atualmente como “T.O.C.” caracteriza-se por comportamentos compulsivos e idéias obsessivas recorrentes. A finalidade do comportamento compulsivo consiste em prevenir algum evento improvável, freqüentemente implicando dano ao indivíduo ou causado por ele, no qual este teme que possa ocorrer. Normalmente a pessoa reconhece que seu comportamento não tem “lógica”, taxando-o como inútil ou absurdo e esforçasse para resistir a eles. O transtorno é acompanhado por ansiedade. Esta ansiedade se agrava quando o sujeito tenta resistir à sua atividade compulsiva, o que lhe causa forte angústia.

Já as idéias obsessivas são pensamentos, impulsos ou representações que circulam pela consciência do indivíduo repetitivamente e de forma estereotipada, perturbando-o muito, fazendo com que a pessoa tente resistir a eles, porém sem sucesso. O indivíduo reconhece que trata-se de seus próprios pensamentos, mesmo contra à sua vontade e geralmente desprazeirosos. Os comportamentos e os rituais compulsivos são atividades estereotipadas repetitivas. É importante ressaltar que a pessoa não tira prazer direto da realização destes atos os quais, por outro lado, levam à realização de tarefas úteis por si mesmas, o que muitas vezes causa grande desconforto.

Rituais de limpeza, inquietude, mania de perfeição, contas numéricas, entre outras manias, fazem parte do arsenal da pessoa portadora desse transtorno. Assim, esta submete-se à repetição desses gestos, e, como descrito anteriormente, tem o conhecimento de que essas manias não fazem sentido, mas, ao mesmo tempo, não consegue se livrar delas. Se não executá-las, passa por ansiedade brutal, achando que algo de ruim poderá acontecer.

O “T.O.C”. precisa ser tratado. Esse tratamento depende da gravidade do transtorno e o quanto este afeta o cotidiano do indivíduo. Normalmente psicoterapias (Terapia Comportamental Cognitiva é bem aceita nesse caso) juntamente com medicamentos prescritos por psiquiatras e profissionais de medicina apresentam excelentes resultados.
Rua Comendador Miguel Calfat, 128
Itaim Bibi - Cep: 04537-080 - São Paulo - SP
Telefone: 55 (11) 3045.2035
E-mail: contato@psicologajulianacampos.com.br
Criação de Sites Profissionais – em Campinas, São Paulo - SP