Estresse pós traumático

As conseqüências emocionais de um trauma psicológico foram reconhecidas e descritas por autores como Freud, Charcot e Janet. Entretanto, foi com o uso de critérios diagnósticos definidos mais claramente que iniciou-se o estudo sistemático do Transtorno do Estresse Pós-traumático.

O stress pós-traumático é uma perturbação por ansiedade causada pela exposição a uma situação traumática, na qual a pessoa experimenta mais tarde repetidamente essa situação que lhe traumatizou. Essa situação volta a ser experimentada em repetidas ocasiões, geralmente em formas de pesadelos ou imagens que vêm à memória como verdadeiros filmes. A pessoa evita de forma persistente situações ou objetos que lhe façam lembrar do trauma.

Curiosamente, em alguns casos, os sintomas aparecem somente meses depois do acontecimento traumático. O sofrimento é grande, pois a pessoa experimenta uma diminuição da sua capacidade geral de reação e sintomas característicos de hiperatividade (como a dificuldades para dormir, assustar-se com facilidade, sentir forte agitação). Sintomas depressivos também são freqüentes nesse transtorno. Algumas situações freqüentes colaboram para a ocorrência de estresse pós-traumático como, presenciar cenas chocantes (homicídios, acidentes graves, guerras), sofrer algum tipo de acidente (de carro, moto, ônibus e outros), sofrer seqüestro, assalto ou algum tipo de violência. O estresse pós-traumático tem duração limitada e normalmente o indivíduo volta a ter uma vida normal, após superar o trauma. Porém, alguns profissionais comentam sobre casos de estresse pós-traumático “crônico”, que não desaparece totalmente, mas muitas vezes torna-se menos intenso com o tempo, mas algumas pessoas ficam indefinidamente marcadas por esta perturbação. O tratamento inclui terapia do comportamento, fármacos e psicoterapia.
Rua Comendador Miguel Calfat, 128
Itaim Bibi - Cep: 04537-080 - São Paulo - SP